terça-feira, 10 de maio de 2011

Mortalidade Materna em Picuí

Mais um caso de mortalidade materna em Picuí/PB!

O caso estava abafado, ninguém noticiou, o vereador Olivânio procurou informações e identificou que veio a óbito no Hospital Regional de Picuí no dia 5 de maio, uma jovem de 33 anos residente no Distrito de Serra dos Brandões deste município, as primeiras informações dão conta que a mulher deu entrada no mesmo hospital 5 dias antes, ocasião que realizou parto normal.

É o segundo caso de Mortalidade Materna em 2011, o outro também foi de uma jovem de 22 anos, residente na cidade de Picuí. 

Resta saber o que consta na Declaração de Óbito. O vereador Olivânio cobra explicações do PSF daquela comunidade, sobre as condições de acompanhamento da gestação da vítima e também do hospital que realizou o parto. É preciso saber se o parto foi realizado por um médico ou por enfermeiras!

Até o momento o Conselho Municipal de Saúde não se manifestou. O caso é grave e precisa ser apurado com seriedade, sem maquiagem ou manipulação de informações, a vítima deixou 5 crianças de 0 a 11 anos de idade.

O que é Mortalidade materna?

A mortalidade materna é uma das mais graves violações dos direitos humanos das mulheres, por ser uma tragédia evitável em 92% dos casos, e por ocorrer principalmente nos países em desenvolvimento.

Morte Hospitalar

Esse caso poderá ser enquadrado como Morte hospitalar é aquela que ocorre a qualquer momento e em qualquer dependência de um hospital ou estabelecimento de saúde, independentemente do tempo transcorrido entre a chegada da paciente e seu falecimento. O óbito da paciente dentro da ambulância, a caminho do hospital, também é considerado hospitalar.

Razão de Mortalidade Materna
Relaciona as mortes maternas obstétricas diretas e indiretas com o número
de nascidos vivos, e é expresso por 100.000 nascidos vivos.

Nenhum comentário: