sábado, 31 de dezembro de 2011

FUNDEB

FUNDEB: Última parcela de dezembro de 2011 poderá assegurar dinheiro extra para os profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício da rede pública de Picuí/PB.

O repasse do FUDEB pelo Governo Federal ao município de Picuí atingiu um novo recorde em 2011, ficando em R$ 7.552.293,95. Desse total o prefeito deve comprometer obrigatoriamente 60% com o magistério, caso não atinja esse percentual, o gestor deve fazer uma distribuição do resíduo para todos os profissionais, é o que a categoria espera que aconteça nas últimas horas de 2011. Até o momento só sabemos do posicionamento do Prefeito, que já afirmou que não haverá rateio desse recurso.

Para o vereador Olivânio, haverá uma sobra significativa, tendo em vista que a receita de dezembro superou as expectativas e estimativas. Comparando a relação de receita do FUNDEB entre 2010 e 2011, o vereador contabilizou um acréscimo de 22%, enquanto o reajuste para os servidores aprovado pela Câmara a partir do mês de julho ficou na casa dos 20%, levando em consideração os seis meses anteriores em que não houve ganho real aos servidores, esse percentual cai ainda mais, gerando uma disparidade de aproximadamente 5% entre o que foi pago pela prefeitura e o que foi repassado pelo Governo Federal, nesse caso para atingir os 60% a gestão municipal deve obrigatoriamente fazer o rateio.


Mês
REPASSE MENSAL FUNDEB 2011
Janeiro
641.272,81
Fevereiro
689.360,77
Março
524.072,81
Abril
811.296,78
Maio
664.914,44
Junho
661.092,97
Julho
557.224,09
Agosto
607.889,45
Setembro
462.455,17
Outubro
535.239,54
Novembro
663.792,39
Dezembro
733.682,73
Total
7.552.293,95




CONFIRA NO GRÁFICO ABAIXO A OSCILAÇÃO DO REPASSE EM 2011.


7 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite vereador Olivânio.
Diante do repasse do FUNDEB do ano de 2011, gostaria de saber, com servidora pública e acima de tudo professora, como os 60% destinados a nossa categoria foram gastos, visto que, no mês de Setembro tínhamos em caixa quase 1 milhão de reais, deste valor 60% pertencente aos professores, em novembro passou para um pouco mais de 300 mil e em Dezembro passamos de credores a devedores, segundo o próprio prefeito. Bom realmente não sei como foram feitos estes cálculos, e que fórmula a contadora do município utilizou? Vocês da câmara sabem como foram gastos os 60%? Gostaríamos de uma explicação...

Anônimo disse...

Segundo seu blog vereador Olivânio, entrou dinheiro em Dezembro com força, contudo segundo o prefeito Buba, nós da educação somos devedores, pois foram pagos mais de 60% previstos da folha, coisa que não entendemos, pois tínhamos um credito significativo a três meses atrás, mais nossa classe desunida teima em ficar mudo e surdo, aceitando tudo sem explicação. Em compensação Baraúnas teve um rateio de 4 mil reais e o salário deles é maior que o nosso, segundo os colegas que trabalham lá.
A prefeitura tem como prestar contas de como os 60% foram gastos de forma clara e convincente?
Você tem esses cálculos Olivânio? Você falou que poderíamos ter rateio? De quanto seria segundo seus cálculos? São muitas perguntas e poucas respostas... Estamos doidos por um rateio, mais como professor aqui é visto como nada, talvez não receberemos NADA.
Desculpa pelo desabafo, mais o que é nosso...., é nosso por direito.

Anônimo disse...

E aí Olivânio, vai ter rateio...?
Já estamos sem fé! 2011 já se foi e junto com ele todo aquele dinheiro que estava em caixa também se foi? Que Dó, que dó, que dóóóóóó´....
Já sei que os professores de Picuí são muito ricos e satisfeitos com o que ganha, para não querer nem saber onde foram gastos todo aquele dinheiro que estava livre em setembro,realmente o salário é bonzinho , contudo o que sobra dos 60% é de direito dos professores, eu não sei o que o prefeito tem contra dar rateio, se ele acha que é má planejamento, não é culpa da classe e sim da equipe dele.
Mas terá rateio? Será que o prefeito vai presentear os professores neste ano que se inicia? Seja bonzinho senhor prefeito, afinal é classe mais desvalorizada que existe, contudo a mais importante.

Anônimo disse...

Boa noite caro vereador,embora suas tentativas de acordar esse povo para verdade,não é suficiente ,pois cada um que quera defender o que é seu,os cargos comissionados, até parece que o prefeito tem o poder sobre todos em Picuí,pois eu não ouço uma só voz em protesto ao que ele diz e diz diz,falar que nós professores somos devedores dele,nós devemos o que a ele,nós fizemos concurso passamos,nós demos o direito sobre os 60% do FUNDEB e esse prefeito pensa que somos debi loídes que não sabemos os nossos direitos ,inventou um projeto onde ia nos escravizar,graças a Deus que não foi aprovado projeto de loucos,culpou os vereadores de não termos ganho o 14° salário,esse só foi um jogo político jogar os professores contra a câmara,mas nós entendemos tudo!!Daí vem a secretária da educação,que não entende nada de educação,que nos calar com uma bolsa horrível,um net de merda ,que não serve para nada,cadê o nosso dinheiro seu prefeito ???

Anônimo disse...

Boa noite caro vereador,bom saber que vc está do nosso lado,nós professores que nos vemos cada dia mais perseguido ,sem voz,sem ter como lutar contra a opressão da secretária que nos vigia como cão de guarda e nos ameaça a todo momento,que fala muito logo é perseguido e o prefeito que na festa dos funcionário fez um discuso barato e longo e ainda teve a cara de pau de dizer que estamos devendo a ele!!Devendo o que???Se nós fizemos concurso e passamos nada devemos a ele,ele que nos deve uma explicação onde foi parar nosso dinheiro dos 60%,entrou dinheiro dia 30 ,e aí ele vai fazer o que...ano de eleição...kits para alunos...fardas...tudo muito suspeito!!!Queremos uma explicação ou nosso dinheiro em nossa conta ... sim e nada de miséria 480 contos,queremos o que nos for de direito!!!Faça os cálculos sua calculadora tá quebrada!!

Anônimo disse...

Solicitamos explicações, sobre os gastos referentes aos 60% do FUNDEB e se possível dos 40% também?
Não entendemos como passamos de credores para devedores, segundo o senhor prefeito Buba. Só precisamos entender como o contador fez estes cálculos e onde foram gastos? Feliz 2012 para todos... E que Deus nos abençoe!!!!!!

Anônimo disse...

Boa tarde,pode me ajudar pagar o que devo ao prefeito?se não pode,faça o seguinte:peça todas as despesas dos professores ai voce ja esta nos ajudando a pagarkkkkkkkkk,não tenho entendido porque os valores existentes sumiram quero meu dinheiro,pois a prefeito nehum eu devo nada sou concursada, estudei muito para em pleno final de ano ficar com saldo devedor a prefeito,devendo o que se o dinheiro e nosso,ve o que pode fazer OBRIGADO FELIZ 2012.