segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Caravana de agricultores e agricultoras acaba de sair do Curimataú paraibano para participar de mobilização em Petrolina/PB na terça-feira.

Pelo menos 50 agricultores, agricultoras e lideranças da sociedade civil das Cidades de Picuí, Nova Palmeira, Barra de Santa Rosa, Dona Inês, Tacima e Bananeiras chegam hoje a noite na cidade de Petrolina/PB para manifestação massiva contra a posição da presidenta Dilma que em decisão equivocada pôs fim a parceria com a Articulação do Semiárido.

Segundo informações dos organizadores, a proposta é reunir mais de dez mil agricultores e agricultoras para sensibilizar a presidenta de que a parceria de 8 anos da sociedade civil com o Governo Federal é uma das mais brilhantes experiências de gestão pública e construção coletiva da cidadania em uma região que sempre foi tida como a escoria do Brasil e que hoje dá sinais de êxito!

Na próxima quinta-feira estão previstas mobilizações em todas as regiões do estado com o fechamento de BRs, a previsão do Coletivo da ASA no Curimataú é que a BR 104 seja interditada na manhã de 22 de dezembro.

Confira a matéria que este Gabinete Parlamentar recebeu por e-mail e que foi publicado na revista Fórum

A mobilização por água e autonomia no Semi-Árido
Agricultores e agricultoras familiares farão manifestação massiva nesta terça, em Petrolina (PE), em defesa do direito à água e à autonomia.
Por Rondinelly Gomes Medeiros [19.12.2011 09h20]

Já é conhecida a decisão do governo federal de interromper imediatamente a parceria com a rede Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA-Brasil) no processo de implantação de cisternas para famílias do semiárido brasileiro. Como se sabe, de algo como 15 anos para cá, a política de garantia do acesso a água no semiárido passou por modificações significativas, efetivadas de acordo com as práxis de autonomia hídrica (na qualidade de disparadora de uma série de tomadas de atitudes que apontam para a autonomia política), de convivência com o bioma e de construção coletiva das tecnologias de acesso, armazenamento e utilização da água. Boa parte do acervo conceitual e pragmático desse processo fluiu em direção ao surgimento de uma rede de organizações populares e de assessoria, primeiro na PB e, a partir de 1999, de âmbito nacional, a ASA-Brasil. Aqui, dois links sobre isso: da Articulação no Semi-Árido Brasileiro e do blog Soda Cáustica

Nesse contexto, as práxis de convivência com o semiárido obtiveram maior força de articulação e incidência nos orçamentos governamentais. De forma que, desde o fim do mandato FHC e durante todo o mandato Lula, o recurso da política hídrica no semiárido era canalizado para o Programa 1 Milhão de Cisternas, liderado pela ASA, na realização de projetos que já angariaram elogios desde o TCU (do ponto de vista administrativo) até organizações internacionais (do ponto de vista dos efeitos, rendendo elogios ao governo). A decisão do atual governo de executar o programa via entes federativos ameaça a autonomia e todo o processo de mobilização, sensibilização e participação popular efetiva, dado o clientelismo e o patrimonialismo explícitos que se tornaram as práticas-símbolo da presença do Estado nos interiores do nordeste. Como a cereja podre do bolo solado, o governo estuda trabalhar com cisternas de PVC, devido à praticidade, claro (como ninguém pensou nisso antes?). Sobre este processo, há um texto fundamental: O presente natalino para os nordestinos.

Entendemos que esse redirecionamento do governo federal (que faz parte de um encadeamento de decisões semelhantes, como a que desmantela o programa de apoio aos territórios de identidade rural) ilustra bem o signo da pragmática eficiente sob a qual a atual gestão sepultou os indícios de políticas mais indutoras do governo Lula. Falaríamos em retrocesso, se crêssemos nalgum progresso efetivo em matéria de "governança" ou entenderíamos ser uma política errônea, se ainda déssemos o crédito da boa vontade ao governo.

No sentido de garantir pelo menos a possibilidade de espernear, na próxima terça, 20, agricultore/as familiares de todo o nordeste protagonizarão uma manifestação massiva em Petrolina-PE, onde se espera que estejamos lá umas 10.000 pessoas. Escrevemos a vocês para solicitar o apoio que for possível para esse movimento. Além dos links no texto, incluo uma nota oficial da rede com orientações sobre a mobilização. Além desse ato, em cada estado, dois dias depois, faremos chamadas de atenção nas rodovias mais movimentadas. Entendemos ser de grande importância notas, postagens, twits ou qualquer outra forma de apoio vindas de quem cuja voz é, de alguma forma, mais "ouvida" e, principalmente, cuja compreensão é especificamente mais incisiva.


Um comentário:

Unknown disse...

SOBRE OS COMENTÁRIOS

Como o título mostra, CONTEÚDO OFENSIVO SERÁ REMOVIDO, a proposta inicial do blog do Vereador Olivânio era de que os comentários só seriam aceitos através de contras do Google, isso prevaleceu por algum tempo, acontece que gerou problemas, algumas pessoas começaram a postar comentários achando que esses estavam anônimos e depois aparecia à conta do Google.
Mudamos a política editorial e os comentários anônimos passaram a ser aceitos, não nos importamos com a posição dos comentaristas, não usamos a mesma política da prefeitura de não ouvir o contraditório, mas é bom lembrar que o jogo tem regras, o fato de postar anônimo não dá o direito para a pessoa postar tudo que bem pensa sem se responsabilizar pelo possível dano que por ventura venha causar.
Queremos afirmar também que não há possibilidade de editarmos o conteúdo postado. O simples motivo dos comentários não ter autoria, pode levar qualquer um a reconhecer pra si o conteúdo digitado ou mesmo copiar e colar com teor diferente!