quarta-feira, 1 de abril de 2015

Água para o Seridó e Curimataú

Vereador Olivânio solicita a Integração de adutoras para o Seridó e Curimataú


O Vereador Olivânio protocolou junto a Câmara Municipal de Picuí/PB no dia 9 de março de 2015 o Requerimento nº 022/2015 que solicita do Governo do estado da Paraíba a adoção de plano/medidas/ações para o abastecimento de água na zona urbana dos municípios do Seridó Oriental e Curimataú Ocidental Paraibano (Picuí - incluindo os Distritos de Serra dos Brandões e Santa Luzia -, Frei Martinho, Nova Palmeira, Baraúna, Pedra Lavrada, Sossego, Cuité, Nova Floresta, Barra de Santa Rosa e Damião), por meio da interligação de adutora advinda do Eixo Leste (Integração do Rio São Francisco).
O Parlamentar fez um levantamento da oferta de água para a população urbana desses municípios e constatou que os principais reservatórios já atingiram o nível de segurança e outros secaram completamente. A recarga dos volumes hídricos não tem acontecido nos últimos 3 (três) anos.
A região possui 4 (quatro) principais reservatórios monitorados pela AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba), no entanto a oferta de água total está em 6% o que corresponde a 2.750,284 m³ de um total de 44.542,919 de m³. Na prática, caso não haja recarga dos mesmos haverá um colapso de todo sistema até meados do ano.
Não há no raio de 100 km outro reservatório que possa suprir a demanda da população urbana desses municípios, mesmo que emergencial. As maiores reservas hídricas estão localizadas no Rio Grande do Norte, mesmo assim amargam uma situação bem parecida como a dos reservatórios do Curimataú e Seridó paraibano.
O Potencial de reserva subterrânea também é limitado a pequenas áreas serranas, como é o caso de Nova Floresta e Cuité, os demais municípios possuem solos cristalinos o que impedem o acúmulo de água no subsolo. A região também já atingiu o seu limite de “açudagem”, novas construções apenas dificultaria a captação de água para os já existentes.
O reservatório Várzea Grande, localizado no Rio Picuí possui capacidade de armazenamento na ordem de 21.532,659 de m³, construído na década de 90 só atingiu seu volume máximo uma única vez, em fevereiro de 2004. Nos anos seguintes houve apenas recargas pontuais e agora caminha para o seu esgotamento com apenas 8 % da carga total.
Entenda como a proposta de Olivânio poderá ser colocada em prática
Dada a insuficiência de captação, armazenamento e oferta de água em quantidade e qualidade para atender a população dos municípios citados, a alternativa que resta ao Governo do estado da Paraíba, é o planejamento e execução de obras de integração de adutoras, advindas do Eixo Leste do Rio São Francisco.
Com a conclusão da obra, a Paraíba receberá águas do Projeto de Integração do São Francisco por intermédio do Eixo Leste. Essa água proporcionará reforço hídrico de rios e açudes, como por exemplo, dos açudes Epitácio Pessoa (Boqueirão) e Taperoá II, que são utilizados como mananciais de abastecimento.

Por se só Boqueirão não possui capacidade para extensão de adutoras, esse também já se encontra saturado, mas com sua recarga artificial viabilizada pelo Canal de Integração será a alternativa para esses municípios que vivem o dilema da escassez de água permanente, e que esse sistema poderá alternar com os sistemas locais em casos de excessos hídricos.

Para baixar o Requerimento em PDF aperte AQUI










Nenhum comentário: