domingo, 21 de abril de 2013

Sobre a vinda do Governador a Picuí

Confira na íntegra a crônica da Advogada e Jornalista Fabiana Agra sobre a vinda do Governador a Picuí


AMIGOS DE PICUÍ:

Abril de 2013. Nos últimos dias eu ousei sonhar e vislumbrei que dias melhores viriam para nosso município, embalada que estava pela euforia dos jovens picuienses, que panfletavam fichas de prioridades do Orçamento Democrático Estadual e lutavam, principalmente, pelo tão prometido Campus da UEPB em Picuí, pela recuperação da PB 151 e pela reforma/ampliação da Escola Estadual Professor Lordão. E confesso que me deixei levar pelo torpe sonho ingênuo e inocente dos jovens de nossa cidade e passei a acreditar, pasmem!, que “Nós podemos Picuí”, já que “Picuí é do povo”.

No entanto, meus amigos, domingo, 21 de abril de 2013, acordei atordoada pelo barulho vindo do meu desktop e, quando acessei as redes sociais, já fui me deparando com a indignação de dezenas de internautas que chegavam do OD, e que constataram que todos nós demos com os burros n’água. A indignação da população picuiense foi crescendo e, pela manhã, já eram centenas de insatisfeitos, de revoltados cidadãos, que só faziam uma indagação: “por que prometeu, Governador?” E mais uma pergunta, essa que ficou pairada no ar, sem ter quem puxasse o cordão: “Onde está a deputada Gilma Germano, que nada fez por Picuí ainda?” Assim, resolvi escrever um bilhete pro Governador, que diz mais ou menos assim:


“Senhor Governador, isto não é coisa que se faça! Eu sabia que o senhor era um troglodita metido a ditador, mas destruir o sonho de centenas de jovens, assim, numa lapada só, é desumano... A maioria desses jovens, “El-Rey”, não teve a oportunidade de se alimentar com quilos e mais quilos mensais de farinha-láctea e nem usar fraldas descartáveis ou ser limpa com papel higiênico personalizado, como seu “primeiro-filho” está sendo tratado. Não, Senhor Governador! Esses jovens apenas sonham com dias melhores para seu Município; esses jovens apenas querem ter o direito a uma escola de qualidade; esses jovens querem apenas que um trecho de 15 km de estrada se torne novamente trafegável. São migalhas, frente ao descalabro que acontece na sua Granja Santana. Pois é. Eles estão todos ressacados, Senhor Governador. E a culpa toda é da sua festa pobre, onde foi anunciado um banquete mas só foram servidas comida estragada e bebida falsificada... Ah, por favor, Senhor El-Rey: mude o nome desse tal de OD, coloque assim “Orçamento Ditatorial”, fica mais a sua cara... Aliás, cada vez mais o senhor se parece com o nosso ditador – eu não sei quem foi esculpido a imagem de quem...”

Agora, Amigos de Picuí, resta curar o mal-estar, o embrulho-no-estômago, o amargo-na-boca; resta levantar da queda, sacudir a poeira da estrada de Carnaúba dos Dantas e dar a volta por cima da escola técnica que será construída em Cuité. Mas não pense o Grupo do Governador que estamos derrotados, não! Pode trazer El-Rey de volta a Picuí, que tomate está caro demais, a gente tem é “voto na urna” para jogar na cara do homem! Finalmente, jovens picuienses, é hora de refletir em quem vale a pena votar para nos representar: em quem realmente quer e trabalha pelo melhor de Picuí, ou em quem faz todo tipo de jogo para se manter no poder. Fiquem atentos. 2014 vem aí.

P.S.: ainda gostaria de enviar um torpedo para Buba Germano: eu pensava que você era profissional, mas não; profissional mesmo é Bado Venâncio...

Picuí do Seridó, 21 de abril de 2013.

Nenhum comentário: