quarta-feira, 7 de abril de 2010

Comunidade Quilombola

Comunidade picuiense poderá ser reconhecida como remanescente Quilombola.

Na Sessão do dia 05 de abril, a Câmara Municipal de Picuí aprovou o requerimento 041/2010, de autoria do vereador Olivânio, no qual solicita do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA e do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, estudo para identificar a existência de um remanescente quilombola nas comunidades: Lajedo, Serra Baixa e Abreu.

A idéia surgiu a partir de um diagnostico realizado na comunidade em 2003 pela ONG CEOP. Os dados levantados levam a crer que existiu um foco de resistência contra o regime escravocrata.
O Vereador Olivânio afirma que a idéia de solicitar o estudo, ganhou força com a iniciativa do grupo de Jovens da comunidade. 

Quilombo é um local de refúgio dos escravos negros brasileiros (quilombolas). O mais famoso foi o Quilombo dos Palmares.

Os quilombos consistiam de agrupamentos de ex–escravos fugidos de seus senhores no período colonial do Brasil. Representaram uma das mais importantes formas de resistência à escravidão. Localizavam-se em regiões de grande concentração de escravos, em áreas afastadas dos centros de colonização ou em locais de difícil acesso. Embrenhados nas matas virgens, os núcleos se transformaram em prósperas aldeias, dedicando-se à economia de subsistência e às vezes ao comércio.

O Vereador destaca que a forma de ocupação da Região do Abreu são sinais claros de que essas pessoas fugiram ou se negaram a trabalhar em regime de escravidão para os brancos.

Um comentário:

FELIPE DOS SANTOS disse...

Fico muito feliz em saber que um jovem parlamentar demonstra compromisso com o resgate e preservação da nossa ancestralidade, ao apresentar uma propositura para identificar a existência de um remanescente quilombola nas comunidades: Lajedo, Serra Baixa e Abreu no município de Picuí.

Felipe dos Santos
Movimento Negro Organizado da Paraíba - 9984-2335